Casa dos Microondas
A maneira certa de uso de um forno de microondas está na combinação certa de tempo e potência para o cozimento, o que é equivalente à chama baixa, média e alta de um forno convencional a gás. A média de consumo de energia elétrica de um forno de microondas é de mais ou menos 1.400 watts por hora (1.4kwh). Os alimentos muito porosos, como maçã ou carne moída, levam menos tempo para cozinhar do que os alimentos mais densos, como batata ou carne. Ao limpar a cavidade do seu forno microondas com pano ou esponja macia umedecidos e com sabão neutro ou detergente normal de cozinha, evite a entrada de espuma nas aberturas de circulação. Remova completamente qualquer resíduo de sabão ou detergente e seque completamente a cavidade. Ao limpar as superfícies da porta e do forno use apenas sabão ou detergentes neutros, não abrasivos, diluídos em água. Devem ser aplicados com esponja ou um pano macio, apenas umedecidos.
A Assistência Autorizada Casa dos Microondas.
Ao limpar o seu forno retire os acessórios da cavidade (prato giratório, anel do prato, grelha, e outros) e lave-os normalmente com esponja e detergente de cozinha. Caso o prato giratório apresentar resíduos mais difíceis de limpar use uma esponja abrasiva com saponáceo líquido com detergente e esfregue o local até que a sujeira seja totalmente removida. Enxágue muito bem todas as peças e seque-as antes de recolocá-las no forno. Após preparar um alimento que respingou muita gordura procure não utilizar os modos Crisp ou Dourar sem uma prévia limpeza. Como nestes modos de cozimento o forno se aquece, em geral ocorre queima da gordura nas paredes internas do forno, o que dificulta muito a limpeza posterior. As embalagens originais de leite não são adequadas para ir ao microondas. Os saquinhos plásticos derretem com o calor e as caixinhas podem pegar fogo. Use sempre recipientes refratários para o aquecimento do leite.
A Assistência Autorizada Casa dos Microondas.
As gorduras derivadas dos alimentos provocam lentamente o desgaste da tinta dentro do forno de microondas, o que trás problemas posteriores. Isto pode ser evitado com a limpeza periódica do microondas. As tampas e o filme plástico retém o calor que pode deixar encharcados alimentos como pães e bolos. Cubra esse tipo de alimento com papel manteiga (ou papel toalha), que conservam o calor sem reter a umidade. Com o forno de microondas é possível descongelar muito rapidamente os alimentos, mantendo intactos seus nutrientes. O tempo de descongelamento depende da qualidade e do peso do alimento. Como o forno de microondas não produz calor, não o emite para o ambiente externo, portanto não aquece a cozinha (o que é muito desagradável, principalmente no verão). Cozinhar em microondas apresenta vantagens dietéticas que devem ser levadas em conta especialmente por quem tem problemas de saúde ou para manter a linha. Alimentos que normalmente são fritos podem passar a ser cozidos no forno de microondas, com ótimos resultados, sem usar gordura, o que permite uma considerável redução de calorias.
A Assistência Autorizada Casa dos Microondas.
É uma ocorrência normal aquecimento da parte externa do forno (principalmente a parte de cima), durante e após o uso da função Grill (dourar). Evite as fontes de calor ou vapor gerado por outros aparelhos. Não coloque seu microondas perto do fogão convencional, forno de parede, refrigerador ou freezer. Evite o acúmulo de detritos no batente do forno ou na superfície das travas de segurança para não prejudicar a vedação do forno. Evite utilizar recipientes de plástico no microondas para preparar alimentos com alto teor de gordura ou de açúcar, pois podem derreter ou quebrar. Para outros tipos de alimentos, utilize os recipientes plásticos que trazem na embalagema indicação de que podem ser usados no microondas. Ferva líquidos com cuidado, a água ou leite em microondas podem derramar facilmente se não houver atenção. Para ferver uma xícara de líquido, coloque-o em um recipiente no mínimo duas vezes maior. Leve na potência alta por 2 a 3 minutos e mexa com uma colher durante o aquecimento uma ou duas vezes.
A Assistência Autorizada Casa dos Microondas.
Instale seu microondas longe de aparelhos de TV ou rádio, que podem sofrer interferência do microondas. Leia a embalagem de sacos plásticos para cozimento para ter certeza de que são próprios para microondas. Ao utilizá-los, faça um pequeno corte para permitir que o vapor escape. Muitos alimentos, principalmente quando cobertos, continuam a cozinhar por algum tempo depois de retirados de forno de microondas. Não coloque no forno de microondas garrafas ou vidros fechados, porque a pressão do vapor que se forma no interior deles pode fazê-los estourar. Não cubra nem bloqueie qualquer das aberturas de ventilação do forno. Não coloque toalhinhas ou enfeites sobre o microondas. Não faça frituras no microondas porque não há possibilidade de controlar a temperatura de aquecimento do óleo. O tempo de preparo dos pratos no microondas é calculado com base numa cozinha experimental. Porém, de acordo com regiões e com a idade do micro que você estiver utilizando o tempo recomendado poderá não ser o ideal. Se você achar que o tempo indicado na receita não foi suficiente, não se preocupe. Acrescente mais, aos poucos, até atingir o ponto ideal. O ponto de um alimento depende de gosto, e, por isso, varia de pessoa para pessoa. Não há problemas em abrir a porta de seu microondas várias vezes para verificar se o alimento já atingiu o ponto que você deseja.
A Assistência Autorizada Casa dos Microondas.
Muitas receitas recomendam que o prato descanse por algum tempo depois de ser cozido no microondas. Em virtude da ação do calor interno produzido pelas microondas, a comida continua sendo cozida mesmo depois de desligado o aparelho. Esse tempo de descanso faz com que o prato atinja o ponto ideal. Nunca bloqueie os ventiladores do sistema de exaustão. Use somente utensílios e acessórios adequados ao forno de microondas. Nunca ligue o forno quando estiver vazio. É recomendável cobrir com um filme plástico os recipientes nos quais você acondicionou os alimentos, quando for esquentá-los ou cozinhá-los no microondas, para que não transbordem ou espirrem. Não se esqueça fazer pequenos furos para a saída do vapor. Recipientes de vidro refratário podem ser usados para cozimento e aquecimento, desde que não possuam filetes ou desenhos metálicos. Existem panelas e utensílios de vidro refratário, próprio para cozimento em altas temperaturas, que também podem ser usados no microondas. Recipientes fabricados em cerâmica vitrificada são perfeitamente utilizáveis para cozinhar e aquecer no micro. Porém, não use as tampas de plástico que acompanham as tigelas, a menos que haja indicação "próprio para microondas". Use apenas plástico rígidos, filme e sacos plásticos próprios para microondas, que não liberam toxinas quando aquecidos.
A Assistência Autorizada Casa dos Microondas.
Papel toalha, guardanapos de papel, papel-manteiga e pratos de papelão são práticos para cobrir ou reaquecer alimentos. Evite embalagens ou recipientes parafinados, pois o calor do alimento pode derreter a parafina. Porcelana e louça resistentes, sem acabamento ou frisos metálicos, também podem ser usados sem problemas no microondas. Pratos rasos podem ser utilizados como tampas. Recipientes de stoneware, sem detalhes metálicos, podem ser usados para cozinhar e aquecer alimentos, desde que não apresentem acabamento com brilho metálico. Materiais naturais, como madeira, palha ou vime, só devem ser usados para aquecimentos rápidos (30 segundos a 1 minuto, no máximo). A anergia dos microondas cozinha os alimentos rapidamente, mas nem sempre por igual. Como o calor é conduzido das bordas para o centro, pode acontecer que as bordas fiquem cozidas demais, ou mesmo queimadas, enquanto o centro continua cru. Também a temperatura que os alimentos apresentam ao serem colocados no forno pode fazer muita diferença no resultado final. As receitas e dicas sobre microondas pressupõem que carnes, aves, peixes, ovos e a maioria dos legumes estejam à temperatura da geladeira, e os enlatados e demais alimentos secos estejam à temperatura ambiente.
A Assistência Autorizada Casa dos Microondas.
Para obter um cozimento por igual, os alimentos devem ser arrumados em recipientes de formato e tamanho apropriados. É mais conveniente arrumá-los em círculo, para que as microondas penetrem por todos os lados. Travessas redondas permitem um cozimento mais uniforme. Em recipientes quadrados ou retangulares, os cantos cozinham mais depressa do que a parte central. Quando for cozinhar alimentos diferentes ao mesmo tempo, lembre-se de que o meio do prato esquenta mais devagar que as bordas, por isso, é melhor colocar os alimentos que requerem maior tempo de cozimento nas bordas, e os de cozimento rápido no centro. Arranje os pedaços ou porções em círculos, deixando espaços para que as microondas penetrem uniformemente. As extremidades das carnes, aves ou peixes, assim como as partes próximas a ossos, devem ser protegidas com tiras de papel de alumínio, Não se esqueça de retirá-las mais tarde, para permitir um cozimento por igual. As partes delicadas dos alimentos, de cozimento mais rápido, devem ficar voltadas para o meio, as duras e fibrosas próximas às bordas. Alterne a extremidade de alimentos irregulares, como espigas de milho, na metade do cozimento, vire-os ao contrário na travessa. Assim, você obterá um resultado mais uniforme. Pedaços e fatias cozinham mais depressa que peças inteiras. As partes mais finas devem ficar no centro do prato, e as mais grossas, voltadas para as bordas. Cobrir os alimentos que serão cozidos no microondas evita respingos e garante a retenção da umidade, além de produzir vapor. O calor do vapor, aliado à ação vibratória das microondas, contribui para um cozimento rápido e uniforme. Além disso, ele ajuda a amaciar os alimentos. Entre os pratos que se beneficiam particularmente da cobertura estão os cozidos, as sopas, os legumes, os cortes de carne mais duros e as postas grossas de peixe.
A Assistência Autorizada Casa dos Microondas.
As tampas de vidro refratário, os sacos para assar e os filmes plásticos próprios para microondas são muito eficientes
para conservar a umidade e o calor, Quando você estiver preparando ensopados e molhos ou cremes que precisem ser frequentemente
mexidos, é mais prático usar tampas do que filme plástico.
Use papel-manteiga no caso de alimentos que não precisam de tanto vapor para ficar macios, como uma peça de carne.
Amasse o papel-manteiga ligeiramente em torno do prato, para que ele não saia do lugar durante o cozimento.
O papel toalha é útil para aquecimentos rápidos e para alimentos que podem ser cozidos descobertos, mas tendem a espirrar,
como bacon, manteiga ou margarina. É também bastante prático quando colocado sob os alimentos, a fim de absorver
excessos de gordura ou de umidade.
Use luvas ou pegador de panela para retirar as tampas - elas estarão quentes por causa do vapor.
Você pode conseguir uma aparência dourada e atraente pincelando ou salpicando os alimentos com molhos e coberturas.
Eles poderão até acrescentar mais sabor ou uma textura diferente às carnes.
Para dourar carnes e aves você pode usar:
- molhos de soja e molhos escuros (dão mais cor e acentuam o sabor);
- catchup (esfregar durante o cozimento);
- molho inglês (pincelar em carne bovina, de porco, carneiro e hambúrgueres);
- páprica doce (para as aves; pincele manteiga derretida e depois pulverize a páprica);
- farinha de rosca (sobre pratos cozidos sem tampa);
- açúcar mascavo (polvilhe bolos e pães doces, antes, durante ou depois do cozimento);
- geléias (para presunto já cozido e aves; aplique na metade do tempo de cozimento);
- açúcar, canela ou coco tostado (polvilhe bolos e pães, antes durante e depois de cozidos);
- nozes picadas e torradas (para bolos; polvilhe antes do cozimento);
Se o seu micro tiver base para dourar, procure aquecê-la primeiro seguindo as instruções do fabricante.
Coloque a carne e pressione bem para grelhar na superfície aquecida, depois devolva ao forno. Não cubra,
vire a carne para dourar o outro lado - se possível, numa parte ainda não usada da base. Se houver várias
porções a dourar, a base precisa ser reaquecida.
Por que confiar na Casa dos Microondas para conserto de seu micro-ondas?
Os profissionais de serviço da Casa dos Microondas® têm mais de 35 anos de experiência consertando fornos de micro-ondas. Além de sermos especialistas e altamente treinados, a Casa dos Microondas® oferece preços justos para todos os reparos. Graças ao nosso serviço de orçamento, busca e entrega gratuitos, podemos ter seu micro-ondas de volta em funcionamento rapidamente e de acordo com sua programação.